This website uses cookies to improve the navigation. By navigating on the website you agree with its use. To know more please read our Cookies Policy.

Correio da Manhã    por    C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Dicas: como reciclar hoje para um mundo melhor amanhã
Notícias

Dicas: como reciclar hoje para um mundo melhor amanhã

Reciclar é fácil, mas um simples prato, uma caixa de pizza ou uma caneta pode complicar tudo. Ainda tem dúvidas para esclarecer no que toca à separação das embalagens? Vamos às respostas para seguir as cores do ecoponto e contribuir para um futuro sustentável.

Separar as embalagens está ao alcance de qualquer um. Basta ter um pequeno ecoponto doméstico para as ir depositando no lugar correto e, de seguida, levá-las para a reciclagem. Até pode parecer muitos passos mas, somados, permitem a poupança de energia e de recursos naturais face ao que seria necessário para produzir novas embalagens a partir de matérias-primas virgens. Por exemplo, ao reciclar cinco garrafas de plástico torna-se possível produzir uma T-shirt XL. E ao pôr uma garrafa de vidro para reciclar está a permitir poupar energia suficiente para ter uma lâmpada de 100 watts acesa durante quatro horas. A transformação do papel também tem vantagens e, a cada tonelada reciclada, são poupadas entre 15 e 20 árvores.

Os portugueses já o fazem bem: mais de 70% das casas portuguesas já reciclam. Por minuto, no nosso país, reciclam-se embalagens com o peso equivalente ao de 4400 telemóveis. Só em Portugal existem mais de 60 mil ecopontos. O que quer dizer que, certamente, há um perto de si. Basta seguir as cores para começar a reciclar. Plástico, metal e pacotes de bebidas no ecoponto amarelo, papel e cartão no ecoponto azul e vidro no ecoponto verde. Mas, ainda assim, é natural que surjam questões. Será que tudo o que é vidro vai para o vidrão? Os sacos de plástico são no ecoponto amarelo? As caixas de pizza sujas podem ser recicladas no azul? Está na hora de esclarecer todas as dúvidas para afinar o gesto da separação e dar às embalagens um final feliz.

Dicas: como reciclar hoje para um mundo melhor amanhã | Palco CM

Cada embalagem no seu ecoponto

Lembre-se de que, nos ecopontos, só se colocam embalagens — à exceção do ecoponto azul que, para além de embalagens de papel e cartão, também aceita revistas, jornais, cadernos e papel. Longe da reciclagem devem ficar os guardanapos, papel de cozinha e papel higiénico. Devido à sujidade e à composição fibrosa, são um material que não pode ser aproveitado para a reciclagem. Estes materiais, depois de usados, devem seguir para o lixo comum. E as embalagens com gordura que transportam comida? Apesar de serem cartão, não podem ser depositadas no ecoponto azul. A sujidade inviabiliza a reciclagem do papel e do cartão pois este não se consegue “lavar”. Contudo, se a caixa de pizza não estiver suja, pode e deve ir para o azul.

Embalagens de vidro como garrafas, frascos e boiões é que devem ser colocados no ecoponto verde. No entanto, nem tudo o que é vidro vai para o vidrão. Deposite apenas as embalagens de vidro como garrafas de bebidas, garrafas de azeite, boiões de conservas, frascos de doces e frascos de cosmética. E não, não precisa de as lavar. Deve apenas esvaziá-las o mais possível e, se ficarem resíduos como gordura, não há problema. Caso um espelho se parta, se o pírex dos assados racha ou se a lâmpada da sala funde, nenhum destes resíduos deve ser posto no ecoponto verde. De fora, ficam ainda copos, chávenas, pratos, cerâmica e vidros de janelas porque não são vidros de embalagem e têm temperaturas de fusão diferentes, contaminam todo o material e inviabilizam a possibilidade de reaproveitar o vidro lá colocado.

No contentor amarelo, para além das embalagens de plástico, é o local onde devem ser colocadas todas as embalagens de metal e de pacotes de bebidas como sumo, leite, natas e polpa de tomate. Apesar de o exterior destas últimas embalagens ser de cartão, também é composto por plástico e alumínio. Depois, no processo de reciclagem, os três materiais são separados e cada um segue para o seu reciclador. Amarelo é igualmente a cor para sacos de plástico e sacos de rede. Objetos como panelas, talheres, palhinhas e película de celofane, ainda que tenham metal e plástico na composição, não devem ir para o ecoponto porque não são embalagens. O mesmo se aplica a outros utensílios de plástico como canetas, pentes ou réguas.

No caso das embalagens com diferentes materiais, para simplificar o processo de separação para reciclagem, deve seguir-se a regra do material que está em maioria. Isto é, se a embalagem é predominantemente constituída por papel, deve ir para o ecoponto azul, apesar de conter uma porção de plástico. Relativamente às tampas, rótulos ou caricas das garrafas, também não devem ser separados das embalagens. O processo de reciclagem consegue separar estes elementos. É até importante que sigam colocados nas garrafas para que não se percam ao longo do circuito. Existem exceções e, nesses casos, sempre que solicitado na embalagem, devem ser retirados e colocados no respetivo ecoponto.

Recicle hoje, recicle sempre

Agora que já sabe o que pode e não pode pôr nos ecopontos, melhore os hábitos de separação. Cada embalagem que é encaminhada para a reciclagem faz a diferença. Ao fazer a separação correta torna-se possível dar-lhe uma nova vida ao mesmo tempo que se poupam recursos naturais do planeta. De uma lata de atum nasce uma bicicleta, de uma garrafa de vinho é feita uma garrafa de champanhe e, de um saco de papel, produz-se um jornal. Se ainda restarem questões na hora de separar os resíduos, consulte o site da Sociedade Ponto Verde. Esclarecidas as dúvidas, já não há razões para não reciclar mais e melhor.

Dicas: como reciclar hoje para um mundo melhor amanhã | Palco CM

Dicas: como reciclar hoje para um mundo melhor amanhã | Palco CM

Dicas: como reciclar hoje para um mundo melhor amanhã | Palco CM


Partilhe nas Redes Sociais